Fonte: JORNAL LEATHER – EXCLUSIVO/ VITRINISMO – Julho de 2005.
Estrutura básica de vitrine.
BASICAMENTE UM PROJETO SIMPLES DEVE PREVER:
1-TETO
Talvez tenha neste item um dos maiores diferenciais estrutural de uma vitrine. Ele deve prever todas situações de montagem.
2-PISO
O piso de uma vitrine nunca deve estar fixo, ou seja, o correto é que seja desenvolvido uma plataforma ou tablado. O piso fixo limita as montagens de vitrine, impossibilitando variações de suportes e cenografia.
3-LATERAL
Sempre deve existir esse apoio lateral, que determina o fim da loja e da vitrine. Ela é a fronteira. Deixe as laterais livres.
4-FUNDO
Hoje em dia não se usa com freqüência a vitrine baú, ou seja, uma caixa de vidro frontal e laterais e fundos fechados. Esta vitrine se encontra mais em magazines ou joalherias. Este fundo da vitrine baú, tem seu lado bom ( isolamento da encenação, foco total no produto, possibilidade maior de cenografia e maior liberdade ao consumidor) é ruim, pois esconde a loja.
O ideal seria trabalhar o meio termo. Um pouco fechada, más existe o fundo psicológico que é obtido através de banners, gigantografias, manequins, vidros, acrílicos, ou mesmo pela composição dos elementos.
5-ILUMINAÇÄO/ELETRICIDADE
Temos aqui um dos itens essenciais do teto. O teto da vitrine deve prever a colocação da iluminação e nesta temos variantes. A eletricidade também deve estar prevista no projeto, saída para tomadas, é ideal que se tenha em cada vitrine três tomadas. Elas devem estar perfeitamente escondidas ou com caixas de fechar para quando não estiverem sendo usadas.
6-APOIOS DE RETAGUARDA
No apoio vão também as tomadas. Mas estamos falando de ganchos que permitem a fixação dos banners, fios, cenografias. Os ganchos também devem estar inseridos no teto, sempre pintados da mesma cor que o mesmo, ou serem materiais nobres que não comprometam seu aparecimento.
PONTO DE VENDA
A vitrine corresponde a uma das etapas de um departamento de marketing de uma empresa. Ela deve estar em conformidade com todas etapas do produto, pois no momento da exposição um vitrinista tem apenas alguns segundos para passar a imagem desde qualidade, categoria, matéria prima, custo benefício, etc. E esta tarefa envolve muito planejamento, conhecimento técnico e sensibilidade.